Meia Maratona do Porto 2012 ......... A minha segunda!!!!




A ansiedade era imensa, a expectativa e a vontade de superação ainda maiores!!!

Sem um plano de treinos minimamente elaborado, mas mantendo uma frequência trissemanal de corrida, com uma carga aproximada de 30-35Km/semana, num ritmo meio-lento, entre os 5m15" - 5m40" .... uma vez que as minhas limitações atléticas ainda não dão para mais; lá me fui preparando para esta aventura a levar a cabo na Ribeira portuense.

Sexta-Feira, 14 de Setembro - Dia de levantamento dos dorsais; lá fui eu entusiasmadissimo à Alfandega do Porto para proceder à recolha dos adereços respectivos.

Na presença de todo aquele ambiente preliminar da prova e já em posse do meu Dorsal, Chip e Camisola de Participação da SportZone, começou a apoderar-se de mim uma adrenalina tal, que não via mais a hora da aventura começar, ainda por cima com o cenário da corrida logo alí ao lado!!!

O Sabado seguinte lá se foi consumindo dolorosamente, com a ansiedade a aumentar ao ritmo de cada minuto que passava. Já só me via a atravessar o Douro numa passada de corrida pela imponente ponte de D. Luís.

Escusado será dizer que a noite de Sabado para Domingo, foi tudo menos bem dormida, a hora do encontro matinal com os meus colegas de aventura rumo ao Porto nunca mais chegava .... mas, lá chegou!!!

Domingo, dia 16 de Setembro - Partimos de Braga pelas 7H45m, eu, o meu irmão e os três atletas que ele treina, a saber,  a Marlene, o Mihayl e o Manel Azevedo, claro está que estes são de outro campeonato, mesmo assim, nuns mais, noutros menos, o "nervoso miudinho" ia-se apoderando de todos.

A auto-estrada até ao Porto fez-se relativamente rápida e o estacionamento do carro na zona da chegada da prova, mais concretamente junto das Piscinas do Fluvial do Porto, conseguiu-se com relativa facilidade, se bem que ligeiramente afastado do local do evento.

De imediato apanhamos o transfer do autocarro que a organização da prova colocou à disposição dos atletas até à zona da Partida, sob a Ponte do Freixo. 

Chegados à zona da partida da prova apercebemo-nos de imediato que não estavamos  sozinhos nesta aventura, uma vez que uma imensidão de camisolas cor de laranja da SportZone, fornecida pela organização que já se encontrava por lá, possivelmente tão entusiasmada e ansiosa quanto nós.

Pelas colunas de som eram debitados uns inconvenientes decibeis a  comunicar que naquele evento estariamos aproximadamente 11 Mil pessoas, das quais, 4 Mil correriam a Meia Maratona e os restantes 7 Mil a Mini Maratona e a caminhada, sendo que contariamos também com uma seletiva presença de VIPS. Aqui destacaria a presença do Domingos Paciência, que com a sua humildade e simpatia posou juntamente comigo para um daqueles retratos para memória futura.

Bom .... o tempo lá se foi esgotando e a hora da partida aproximava-se finalmente. No meio daquele maralhal todo, tentei posicionar-me numa zona do "funil de partida", de maneira que não me fizesse perder muito tempo desde o tiro de partida até o chip iniciar a cronometragem. Assim foi, consegui posicionar-me na primeira metade do magote, até que um tal de Manzarra, finalmente, deu o tiro de partida!!!

Onde está a ansiedade? E a adrenalina?

Esses preliminares já fazem parte do passado .... agora tenho 21.097,50 metros pela frente, dos quais os dois/três primeiros kilometros são para tentar desembaraçar-me do magote de pernas que rivalizam com as minhas (convenhamos que algumas delas mt bem torneadas), por isso, há que dar corda às sapatilha e desfrutar do riquissimo cenário que o Douro nos proporciona.

Dito e feito, até à Ponte de D. Luís foi um "ver se te avias" para nos desembaraçar-mos de toda aquela imensidão de gente, mesmo assim, a um ritmo de corrida relativamente alto para as minhas capacidade atléticas.

Atravessar a Ponte de D. Luís inserida naqule cenário de prova, foi a minha primeira grande sensação do dia, se bem que de uma forma estranha, porque o tabuleiro oscilava de tal maneira que trocava a minha passada de corrida .... aquilo desiquilibrava mesmo!!! 

Isto não está a correr nada mal, pensava eu com os meus botões (no caso, com as minhas pernas) lá para os lados da Afurada, ainda no primeiro 1/3 da prova, já que estava quase 2 min acima do tempo pré-estabelecido e ainda me sentia razoavelmente bem e com energia para continuar mais uns tempos naquele ritmo..

As coisas mantiveram-se assim do lado de Gaia, até atravessar novamente a Ponte de D. Luís, mais ou menos a meio da prova.
Ultrapassada a ponte, quase que subitamente, todas as energias que ainda detinha se esvairam, o que me obrigou a reduzir o ritmo da corrida .... mas desistir é que não desistia.

Assim foi, passando a correr a um ritmo mais controlado, lá consegui chegar relativamente bem até ao "bidão" da viragem na Ponte do Freixo, para atacarmoos o último 1/3 da prova.

Não deixava de ser um alento ver que depois da viragem, do outro lado de lá ainda vinha um magote enorme de gente atrás de mim.

Lá se atacou o último 1/3 da corrida, com a certeza de que mais rápido ou mais lento a prova iria ser concluida, até porque, já "só" faltava menos de metade da prova e atrás de mim ainda vinha um maralhal enorme de aventureiros.

Com o Douro do lado esquerdo e a escarpa das festas Sanjoanianas do lado direito, lá fomos passando cadentemente a Ponte do Freixo, depois a de S. João, de seguida a de D. Maria e a das Fontainhas, até chegarmos novamente à Ponte D. Luís, mas agora sem a atravessarmos, já que derivamos para o lado do tunel que nos levaria à zona da ribeira.

Atravessado o tunel, um esgotamento quase total começou a apoderar-se de mim ... mas já só faltavam 4 Km .... desistir é que não desistia!!!

Há que reduzir o ritmo da corrida para o 6 min/Km, cogitava eu com as minhas pernas, até porque, embora o percurso seja ligeiramente a descer até à Alfandega, a calçada à portuguesa desta parte do trajecto provoca uma fadiga do "caraças". Assim, lá reduzi mais um bocado o ritmo, mas mesmo assim, acima do tais 6 min. Tenho que concluir antes das 2H00 m, congeminava uma vez mais com as minhas pernas.

Já só faltam 3 Km, agora 2 Km,....... estamos no Bicalho, o cansaço é mais que muito, tenho que reduzir mesmo para os 6 min/Km, caso contrário não chego lá,.... mesmo .... mesmo assim, lá fiz os últimos 2 Km abaixo dos 12 min.

Então, nos últimos 50 m da passadeira alaranjada que nos recepcionava na chegada parecia uma bala, já que o tempo oficial do cronómetro indicava aproximadamente 1H59m30s e eu tinha que terminar  a prova abaixo das duas horas.

Já está .... consegui!!!

Tempo Oficial:     1H 59m 44seg.

Tempo de Chip:  1H 58m 08 seg.

Obrigado a todos, foi uma experiência impar de realização pessoal, de superação e acima de tudo de celebração, num periodo onde agarrar estes momentos para ludribiar a tão propalada crise é cada vez mais urgente!!!


Para memória futura e enquanto este link estiver activo, clicar:
http://www.runporto.com/eventos/meia-maratona-sportzone/meia-maratona-sportzone-2012/resultados/195466/


Atenção ao minuto 3m45s do video:






Serei aquele artistola de verde??? Quase de certeza!!!


Comentários