NONA ETAPA A PER CORRER OS LIMITES DO CONCELHO DE BRAGA


Braga - 02-08-2013

Inicio da Etapa em Adaúfe
Com esta etapa fechou-se o quadrante nordeste dos limites do concelho de Braga. Nesse sentido, o percurso adoptado percorreria maioritariamente as estradas e caminhos da freguesia de Adaufe e numa percentagem substâncialmente menor, as freguesias de Navarra e Palmeira, sendo que a linha de fronteira com os concelhos de Vila Verde e Amares coincide com o leito do Rio Cávado.

A etapa iniciou-se pelas 18H20m, em Adaufe, no entroncamento da EN 205-4 com a Quinta de Lavaredo. As condições climatéricas embora não fossem as ideais, tendo em conta o sol abrasador que se verificou durante o dia, ainda assim, não influenciaram de sobremaneira o meu desempenho durante a corrida, já que grande parte do percurso da etapa desenrolar-se-ía à beira rio, com a fresca deste espelho de água sempre por perto.

Quinta do Lavaredo ambandonada

O percurso que tinhamos pela frente, à partida não conferia um elevado grau de dificuldade, quer ao nivel do traçado, quer ao nivel da orientação. No entanto, durante o evoluir da etapa vimo-nos confrontados com uma realidade um pouco diferente.

Assim, lá iniciamos a etapa a partir da estrada que desce de Adaúfe até à marginal EM 565, já em Navarra, numa extensão aproximada de 2,6 Km, cujo traçado e condições da calçada me permitiram correr a um ritmo na ordem dos 5m10 -15/Km, não tendo no caso, feito grande questão em o aumentar, já que precisava de proteger o tornozelo esquerdo, que nestas últimas semanas não me tem vindo a dar grandes tréguas.

A "estrada" que desce de Adaufe até ao Cávado
O Cávado com os seus tesourinhos
À semelhança de outros locais que se tem vindo a percorrer, durante esta parte do percurso fomos passando sucessivamente por alguns aglomerados habitaçionais, intercalados por extensos campos cultivados, no caso, maioritariamente de milho, que queria já dar mostras de ficar maduro para a colheita.

Chegado ao cruzamento com a EM 565, dei seguimento à etapa por uma outra estrada que me iria levar até à margem do Cávado, em Navarra, exactamente ao mesmo local onde na 5ª etapa tinha estacado, deslumbrado com a beleza natural que me era oferecida na altura.

Desta vez, quando cheguei ao rio, em vez de seguir para montante, virei à esquerda, para jusante, onde me apercebi da existência de uma pequena praia fluvial, que na 5ª Etapa não tinha dado por ela.

Ultrapassada a praia fluvial, subi um ligeiro talude que me permitiu aceder a um campo de milho adjacente ao rio, mas a uma cota 4/5 m mais elevada, por onde dei continuidade à etapa, já que pela margem desta parte do rio não me foi possivel esboçar qualquer tipo de incursão, dada a densidade da vegetação junto à mesma.
A tal Azenha no Cávado

As caracteristicas do terreno nesta parte do percurso e as que se seguiram junto ao rio, eram em grande medida muito semelhantes ao percorrido na 5ª Etapa, sendo que, desta vez, o sentido do percurso era para jusante e, lá mais para a frente, vi-me confrontado com um monte que me dificultou de sobremaneira o avanço na etapa, obrigando-me até a afastar substâncialmente da margem, ao ponto de ter divergido da rota, antes de chegar à Praia Fluvial de Adaúfe.

Esse engano levou-me novamente à estrada marginal EM 565, onde percorri aproximadamente 200m, para de seguida virar no sentido da praia fluvial de Adaúfe, por uma estreita ruela, designada Rua da Azenha, que me levaria à "dita cuja" e que coincidia também com o limite montante da praia fluvial. Por essa hora, apesar das altas temperaturas registadas durante o dia, quase não se encontrava nenhum veraneante a banhos.
Praia Fluvial de Adaufe

Esta praia, de à uma boa decada e meia a esta parte, tem sido um bom local de recreio e veraneio das populações ribeirinhas de Adaufe e Palmeira, mas também de muito "pessoal" da cidade e, claro está, dos N/ emigrantes que por estes tempos vêm desfrutar dos N/ tesourinhos naturais à beira rio.

Ultrapassada a Praia Fluvial, com os seus 500 m de extensão, dei continuidade à etapa, pelos caminhos marginais ao Cávado que se me iam apresentando pela frente e que até estavam em razoavel estado de conservação, ao ponto de me permitir ritmos de corrida na ordem dos 5m15-20/Km.

Estes caminhos,  com uma extensão aproximada de 650 m, levaram-me outra vez a uns campos de milho que, por sua vez, me entregariam novamente à estrada EM 565, junto do novo restaurante da D. Elvira, imediatamente antes da ETA da AGERE.
ETA em Palmeira

De novo na estrada marginal, deu-se continuidade à etapa seguindo pela mesma, durante 700 m aproximadamente, até à rotunda da Ponte do Bico, junto à ETA, onde se procederia ao retorno para o local de partida.

Os 3 primeiros Kms do percurso de retorno  far-se-íam na mesma EM 565, até ao entroncamento com a Rua da Escaleira, já em Adaufe. Até chegarmos a esse ponto do percurso, passamos pelo Parque Industrial de Adaúfe e novamente pela Praia Fluvial de Adaúfe, naquele ritmo de corrida de 5m 15-20s/Km.

Chegado ao entroncamento, viramos no sentido ascendente da Rua da Escaleira, praticamente sempre ladeada por bouças, que 1Km mais à frente nos entregaria à estrada municipal CM1286, junto aos Estaleiros dos Costeiras, por onde já tinhamos passado na fase inicial da etapa.

A partir daí teriamos aproximadamente mais 950m para percorrer em desnivel positivo para alcançarmos o local de partida, que seria também neste caso o local de chegada.

Percurso:
Inicio: Entroncamento da EN 205-4 com a Quinta de Lavaredo
Descida da estrada CM1286 até ao cruzamento com a EM 565
Descida do caminho desde o cruzamento da EM 565 até ao Cávado em Navarra
Percorrer o mais próximo da  margem esquerda do Cávado desde Navarra até à ETA de Palmeira, passando pela Praia Fluvial de Adaúfe.       
Retorno pela mesma EM 565, passando pelo Parque Industrial de Adaúfe, até ao lugar de Escalheiral em Adaúfe
Derivar para a Rua da Escaleira, percorrendo essa estrada até entroncar novamente na CM 1286.    
Seguir na CM 1286, desde a Rua do Barreiro até ao local de inicio da etapa.
Chegada: Entroncamento da EN 205-4 com a Quinta de Lavaredo


Distância Total do Percurso: 14.003 m

Tempo Gasto: 1H32m22s

Ritmo: 6m 36s/Km

Percurso da 9ª Etapa (Amarelo) - A parte Azul Bebé corresponde aos 5.225 m do limite do concelho de Braga com Amares, pelo leito do Rio Cávado. 




Comentários