1 - IGREJA DA LAPA
Localização: Praça da República - S. João do Souto (Centro de Braga)
Data de Construção: 1761 - 1764
Autor: André Soares (segundo Robert Smith)
Autores do Risco: Manuel Moreira da Silva e Carlos Amarante (retábulo-mor)
Engenheiro: Joaquim Pereira da Cruz
Entalhadores: Álvaro José Pereira Faria e Francisco de Freitas Rego
Organeiro: Manuel de Sá Couto (1797)
Pedreiro: Domingos Gonçalves Saganha
Época / Estilo - Neoclássico / Decoração interior Rococó
Inserida no conjunto das Arcadas que já se encontrava erigido desde 1715, a mando do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, a Igreja da Lapa começou a ganhar identidade a partir de 1757, quando um tal pregador brasileiro, de seu nome Ângelo de Siqueira, escolheu a Arcada como local preferido para efectuar as suas pregações. Aí, o pregador colocou uma estampa de Nª Sr.ª da Lapa, à qual juntou uma lanterna para alumiar e identificar o sitio como local de culto à Senhora.
Pelos vistos, o culto à Nª Sr.ª da Lapa ganhou uma expressão tal, que os devotos "forçaram" o Arcebispo da altura, D. Gaspar de Bragança, irmão do Rei D. José I, a construir nesse local uma capela para culto e veneração de Nª Sr.ª.
As obras iniciar-se-iam a 9 de Setembro de 1761, sob as ordens técnicas de André Soares, se bem que não esteja documentada a autoria do projecto (segundo o historiador Eduardo Pires de Oliveira).
A 7 de Setembro de 1764, a capela seria benzida, após conclusão dos principais trabalhos, celebrando-se aí missa no dia seguinte. Contudo, só a partir de 1768 se daria inicio à construção da torre sineira, bem como a conclusão dos altares laterais em 1781 e, mais tarde, em 1792, a conclusão da Capela Mor.
Trata-se de uma igreja/capela de pequena escala, composta por uma nave única de geometria aproximadamente quadrangular e capela-mor rectangular, rematada com um retábulo relativamente singelo, neoclássico, mesmo assim com alguma decoração rococó, com a presença de alguns adornos e dourados, onde se insere o sacrário e a tribuna para exposição do santíssimo, cuja autoria se atribui a Carlos Amarante.
Sobre o vestíbulo/endo-nartex implanta-se o coro alto, onde do seu lado direito foi construído um órgão de tubos, cuja autoria é atribuída a Manuel de Sá Couto, em 1797.
A nave dispõe de dois altares laterais, executados em talha de madeira pintada, policroma, sendo que o altar do lado direito da nave dá guarida à imagem de Nª Sr.ª da Lapa e a do lado esquerdo à imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Quer as paredes da nave, quer as da Capela Mor e do Coro Alto, são revestidas a azulejo policroma oitocentista.
Localização: Praça da República - S. João do Souto (Centro de Braga)
Data de Construção: 1761 - 1764
Autor: André Soares (segundo Robert Smith)
Autores do Risco: Manuel Moreira da Silva e Carlos Amarante (retábulo-mor)
Engenheiro: Joaquim Pereira da Cruz
Entalhadores: Álvaro José Pereira Faria e Francisco de Freitas Rego
Organeiro: Manuel de Sá Couto (1797)
Pedreiro: Domingos Gonçalves Saganha
Época / Estilo - Neoclássico / Decoração interior Rococó
Inserida no conjunto das Arcadas que já se encontrava erigido desde 1715, a mando do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, a Igreja da Lapa começou a ganhar identidade a partir de 1757, quando um tal pregador brasileiro, de seu nome Ângelo de Siqueira, escolheu a Arcada como local preferido para efectuar as suas pregações. Aí, o pregador colocou uma estampa de Nª Sr.ª da Lapa, à qual juntou uma lanterna para alumiar e identificar o sitio como local de culto à Senhora.
Pelos vistos, o culto à Nª Sr.ª da Lapa ganhou uma expressão tal, que os devotos "forçaram" o Arcebispo da altura, D. Gaspar de Bragança, irmão do Rei D. José I, a construir nesse local uma capela para culto e veneração de Nª Sr.ª.
As obras iniciar-se-iam a 9 de Setembro de 1761, sob as ordens técnicas de André Soares, se bem que não esteja documentada a autoria do projecto (segundo o historiador Eduardo Pires de Oliveira).
A 7 de Setembro de 1764, a capela seria benzida, após conclusão dos principais trabalhos, celebrando-se aí missa no dia seguinte. Contudo, só a partir de 1768 se daria inicio à construção da torre sineira, bem como a conclusão dos altares laterais em 1781 e, mais tarde, em 1792, a conclusão da Capela Mor.
Trata-se de uma igreja/capela de pequena escala, composta por uma nave única de geometria aproximadamente quadrangular e capela-mor rectangular, rematada com um retábulo relativamente singelo, neoclássico, mesmo assim com alguma decoração rococó, com a presença de alguns adornos e dourados, onde se insere o sacrário e a tribuna para exposição do santíssimo, cuja autoria se atribui a Carlos Amarante.
Sobre o vestíbulo/endo-nartex implanta-se o coro alto, onde do seu lado direito foi construído um órgão de tubos, cuja autoria é atribuída a Manuel de Sá Couto, em 1797.
A nave dispõe de dois altares laterais, executados em talha de madeira pintada, policroma, sendo que o altar do lado direito da nave dá guarida à imagem de Nª Sr.ª da Lapa e a do lado esquerdo à imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Quer as paredes da nave, quer as da Capela Mor e do Coro Alto, são revestidas a azulejo policroma oitocentista.
O tecto da nave fecha em cúpula, rematada no seu ponto mais alto por um elemento de granito, onde se insere uma rosácea aí esculpida. Já o tecto da Capela Mor e do Coro é em abobada simples e pintada.
Fachada Principal inserida na Arcada, com torre sineira adossada à direita
Altar Mor
Coro Alto
Altar de Nª Sr.ª da Lapa
Altar do Sagrado Coração de Jesus
Estudos Bracarense - A Arcada da Lapa
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