BRAGA, SUAS IGREJAS E CAPELAS - Quantas são afinal? Uma?!

1 - IGREJA DA LAPA

Localização: Praça da República - S. João do Souto (Centro de Braga)


Data de Construção: 1761 - 1764


Autor: André Soares (segundo Robert Smith)

Autores do Risco: Manuel Moreira da Silva e Carlos Amarante (retábulo-mor)

Engenheiro: Joaquim Pereira da Cruz

Entalhadores: Álvaro José Pereira Faria e Francisco de Freitas Rego 


Organeiro: Manuel de Sá Couto (1797)


Pedreiro: Domingos Gonçalves Saganha 


Época / Estilo - Neoclássico / Decoração interior Rococó


Inserida no conjunto das Arcadas que já se encontrava erigido desde 1715, a mando do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, a Igreja da Lapa começou a ganhar identidade a partir de 1757, quando um tal pregador brasileiro, de seu nome Ângelo de Siqueira, escolheu a Arcada como local preferido para efectuar as suas pregações. Aí, o pregador colocou uma estampa de Nª Sr.ª da Lapa, à qual juntou uma lanterna para alumiar e identificar o sitio como local de culto à Senhora.

Pelos vistos, o culto à Nª Sr.ª da Lapa ganhou uma expressão tal, que os devotos "forçaram" o Arcebispo da altura, D. Gaspar de Bragança, irmão do Rei D. José I, a construir nesse local uma capela para culto e veneração de Nª Sr.ª.

As obras iniciar-se-iam a 9 de Setembro de 1761, sob as ordens técnicas de André Soares, se bem que não esteja documentada a autoria do projecto (segundo o historiador Eduardo Pires de Oliveira).

A 7 de Setembro de 1764, a capela seria benzida, após conclusão dos principais trabalhos, celebrando-se aí missa no dia seguinte. Contudo, só a partir de 1768 se daria inicio à construção da torre sineira, bem como a conclusão dos altares laterais em 1781 e, mais tarde, em 1792, a conclusão da Capela Mor.

Trata-se de uma igreja/capela de pequena escala, composta por uma nave única de geometria aproximadamente quadrangular e capela-mor rectangular, rematada com um retábulo relativamente singelo, neoclássico, mesmo assim com alguma decoração rococó, com a presença de alguns adornos e dourados, onde se insere o sacrário e a tribuna para exposição do santíssimo, cuja autoria se atribui a Carlos Amarante.

Sobre o vestíbulo/endo-nartex implanta-se o coro alto, onde do seu lado direito foi construído um órgão de tubos, cuja autoria é atribuída a Manuel de Sá Couto, em 1797.

A nave dispõe de dois altares laterais, executados em talha de madeira pintada, policroma, sendo que o altar do lado direito da nave dá guarida à imagem de Nª Sr.ª da Lapa e a do lado esquerdo à imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Quer as paredes da nave, quer as da Capela Mor e do Coro Alto, são revestidas a azulejo policroma oitocentista.


O tecto da nave fecha em cúpula, rematada no seu ponto mais alto por um elemento de granito, onde se insere uma rosácea aí esculpida. Já o tecto da Capela Mor e do Coro é em abobada simples e pintada.


Fachada Principal inserida na Arcada, com torre sineira adossada à direita 



 Entrada da Igreja, ladeada de dois nichos 
Vista parcial da nave


Altar Mor


Coro Alto


Altar de Nª Sr.ª da Lapa


Altar do Sagrado Coração de Jesus

                                                                                                   


             Estudos Bracarense - A Arcada da Lapa


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